NOTÍCIAS

Notícias

Projeto Demonstrador DEM@BIOFUMADOS
29.11.2018

Demonstração em situação real do Projeto Demonstrador Dem@Biofumados.

Sessão de promoção e disseminação de resultados
do Projeto Demonstrador DEM@BIOFUMADOS
27.09.2018

Decorreu no Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, a Sessão de Promoção e Disseminação de Resultados do Projeto Demonstrador DEM@BIOFUMADOS – Projeto centrado no scale up, à escala piloto, de estratégias de conservação aplicadas à produção de enchidos curados-fumados tradicionais. Desenvolvido em co-promoção pela Minhofumeiro (promotor líder), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Apresentação do projeto de forma a salientar o papel da bioconservação de alimentos para aumentar o tempo de prateleira de produtos curados tradicionais, garantir a segurança microbiológica e reduzir o uso de aditivos sintéticos, mantendo as características sensoriais e nutricionais dos produtos tradicionais no seguimento do projeto em copromoção Biofumados.

A aplicação de bactérias produtoras de ácido láctico (LAB) na conservação de alimentos ganhou uma atenção especial devido à capacidade de controlo do crescimento da Listeria monocytogenes e outros microrganismos patogénicos, no entanto para aplicação potencial á escala industrial é necessário entender o impacto da adição destas estirpes na qualidade sensorial dos produtos alvo de desenvolvimento tecnológico à escala piloto.

» Mais tradicional, mas nem por isso menos inovadora, é a Minhofumeiro. Com o apoio da ANI desenvolveu o Biofumados[1], um projeto que visa incrementar a capacidade de inovação da empresa, tirando partido das propriedades bioprotetoras das culturas lácteas e suas bacteriocinas na produção de enchidos e fumados “seguros” e com o sabor de enchido “tradicional Português”. Os resultados deste projeto “poderão influenciar a escolha do consumidor na hora da compra ou mesmo alterar os seus hábitos alimentares”, refere António Paulino, diretor geral da empresa.

Para demonstrar os resultados do Biofumados, a Minhofumeiro já tem outro projeto, o DEM@Biofumados[2] que está neste momento em execução. A empresa minhota apresentou um investimento total de 636,4 mil euros no total dos dois projetos, tendo recebido cerca de 344 mil euros de incentivo financeiro. «

© Minhofumeiro 2018 – Todos os direitos reservados